Você já se perguntou como algumas distribuições do Linux facilitam a instalação do software, enquanto outras podem ser bastante complicadas? A distinção está dentro do formato de pacote que eles usam. Algumas distribuições usam dados de registros .deb enquanto outras usam .rpm.

Mas e se houvesse um formato de pacote que pudesse ser usado em qualquer distribuição? Esse é o lugar onde o Snapcraft está disponível. Neste tutorial, você descobrirá maneiras de configurar e usar o Snapcraft para criar e configurar pacotes snap no Linux.

O que é um Snap Bundle?

Um acordo de pacote instantâneo é um pacote de software independente que apresenta todas as dependências e bibliotecas necessárias, simplificando a instalação e substituição de propósitos sem ter que se preocupar com pontos de dependência.

Por que usar pacotes Snap?

Há uma série de benefícios na utilização de pacotes instantâneos:

  • Snaps são simples de colocar e substituir. Você pode configurar um pacote de snap com um único comando, e os snaps são automaticamente atualizados em segundo plano.
  • Snaps são protegidos e seguros. Como todas as dependências estão incluídas no pacote instantâneo, não há ameaça de uma batalha de dependência. Além disso, os snaps são isolados do restante do sistema, para que não possam acessar suas informações ou outros propósitos em seu sistema.
  • Você pode configurar seu aplicativo favorito em qualquer distribuição Linux que suporte snaps.

Colocando no Snapd no Linux

Snapd é um daemon que permite a configuração e uso de snaps e deve ser instalado antes de você usar o Snapcraft. Enquanto você configura o Snapd, ele também instala um instrumento de interface de linha de comando (CLI) conhecido como snap. Você precisa usar este instrumento para lidar com seus snaps.

Para colocar o Snapd no Ubuntu, abra um terminal e digite o próximo comando, inserindo sua senha de consumidor quando solicitado.

sudo  apt replace  -y   &&  sudo  apt  set up snapd -y
Snapcraft Instalar Snapd Ubuntu

No CentOS, você terá que permitir o repositório EPEL antes de poder configurar o Snapd. Para fazer isso, primeiro digite o próximo comando no seu terminal:

sudo  dnf  configurar epel-release -y  &&  sudo  dnf replace -y
Snapcraft Habilitar Repositório Epel

Em seguida, configure o Snapd com o comando abaixo. Digite a senha para o consumidor sudo quando solicitado.

sudo  dnf  configurar snapd -y
Snapscrat Instalar Snapd Centos

No Fedora, configure com o comando:

No Arch Linux, configure o snapd do AUR . Dê uma olhada nesses auxiliares do AUR que o ajudarão a configurar pacotes de terceiros de forma simples.

Assim que a instalação for concluída, execute o comando abaixo para permitir a snapd.socketunidade systemd. Isso garante que o daemon do Snapd comece mecanicamente quando o sistema for inicializado.

sudo systemctl allow  --now snapd.socket

Crie um hiperlink simbólico entre “/var/lib/snapd/snap” e “/snap” para permitir a assistência básica do snap.

sudo  ln  -s  / var / lib / snapd / snap / snap

Agora que você colocou o Snapd em seu sistema Linux, teste o modelo do Snapd com o comando abaixo. Você notará uma saída como a próxima.

Snapcraft Snapd Versão

Também é possível testar a situação do serviço Snapd com o seguinte comando.

sudo systemctl em pé estalado
Snapcraft Status Snapd Ubuntu 1

Colocando no Snapcraft

Antes de criar pacotes instantâneos, convém configurar o Snapcraft, a ferramenta usada para criar pacotes instantâneos.

Para colocar o Snapcraft no Linux, execute o próximo comando. A basicbandeira diz snappara fazer uso do basicmodo de confinamento. Este sinalizador é necessário porque o Snapcraft não suporta o modo de confinamento extra restritivo mais recente, mas.

sudo snap configurar snapcraft --classic
Snapcraft Instalar Snapcraft

Confirme se o Snapcraft está instalado verificando a quantidade do modelo.

Número da versão do Snapscraft.

Utilizando o Snapcraft para construir um Snap Bundle

Agora, para a parte interessante: usar o Snapcraft para criar um pacote instantâneo para um software. Neste tutorial, estamos fazendo um snap primário de olá mundo, um snap fácil que imprime “Oi, mundo!” depois de executá-lo. Depois de concluir este tutorial, aplique o mesmo processo para criar snaps para seus propósitos pessoais.

Por uma questão de simplicidade, as etapas abaixo irão guiá-lo através do método de fazer um snap no Ubuntu. As mesmas etapas também serão utilizadas em outras distribuições do Linux.

Iniciando um empreendimento para o seu Snap

Primeiro crie uma lista de missão para o seu snap. Provavelmente será a lista de trabalho para sua missão e ajudará você a manter seus dados de registros de missão organizados.

  1. Crie uma lista de missão chamada “hey” com o próximo comando:

O -psinalizador diz ao mkdircomando para criar quaisquer diretórios mum ou dad que ainda não existam. Neste caso, mysnapsprovavelmente a listagem será criada caso ela não exista. Você pode colocar quaisquer snaps futuros dentro desta listagem.

  1. Transfira para a lista de missão recém-criada e inicialize a missão com o init comando para criar um arquivo chamado “snapcraft.yaml” em sua lista de missão. Você precisa usar o arquivo “snapcraft.yaml” para configurar seu snap posteriormente.
cd ~ / meus snaps / ei
calor do snapcraft
Snapcraft Inicializar Projeto 1
  1. Teste a construção de sua missão com o treecomando, que imprime uma ilustração gráfica da listagem de sua missão.

Você notará uma saída como a próxima.

Verifique a estrutura do seu projeto

Incluindo metadados de primeiro grau

O Snapcraft oferece muitos metadados que você deve usar para explicar seu pacote de snap. Neste tutorial, adicionamos alguns dados primários necessários para cada snap.

  1. Abra o arquivo “snapcraft.yaml” em seu editor de conteúdo textual favorito. Usamos o nano neste tutorial.
  1. Exclua as cepas de espaço reservado e troque-as com o próximo conteúdo.
título: ei
base: core18
modelo: '2.10' 
resumo: GNU Hiya, o snap "hey world"
descrição: |
  GNU hey imprime uma saudação agradável.
grau: desenvolvimento
confinamento: devmode

Aqui modificamos os dados do nosso snap. A core18base informa ao Snapcraft que você deseja criar um snap baseado no Ubuntu Core 18. Os confinement: devmodemetadados informam ao Snapcraft que você deseja criar um snap que não seja confinado, o que é útil para funções de crescimento e teste.

Expondo seu utilitário

  1. Adicione as próximas cepas após o assunto do confinamento em seu arquivo “snapcraft.yaml”. Aqui especificamos a aplicação que desejamos para o pacote de negócios.
aplicativos:
 ei:
  comando: bin / ei

Neste caso, temos apenas um aplicativo, hey. A commandlinha informa ao Snapcraft qual binário executar quando o snap é inserido.

Incluindo uma Metade

  1. Em uma nova linha, adicione o próximo elementscomando:
elementos:
  gnu-olá:
    fornecimento: http: // ftp.gnu.org / gnu / hey / hello- 2.10 .tar.gz
    plug-in: ferramentas automáticas

Isso informa ao Snapcraft qual programa de software você deseja incluir em seu pacote de snap.

Para construir este snap hello-world, você pode querer obter o código fonte de GNU Hiya, então usar o autotoolplug-in para construir a aplicação da fonte.

  1. Nesse nível, seu arquivo snapcraft.yaml parecerá o que está abaixo. Salve e feche o arquivo snapcraft.yaml antes de prosseguir para a próxima etapa.
Arquivo Snapcraft.yaml

Construindo o Snap Bundle

Agora que você delineou seu snap, é hora de construí-lo. Para construir um pacote instantâneo, execute o próximo comando.

Você será solicitado a inserir “multipass” quando não o tiver em seu sistema. O Snapcraft usa multipass para criar uma configuração remota para criar snaps dentro de uma máquina digital. Digite ye pressione Enterpara prosseguir.

Snapcraft Multipass

O processo de construção pode levar algum tempo, dependendo da sua conexão com a Web e das especificações do laptop. Assim que o processo de construção for concluído, você notará algo como a próxima saída.

Snapcraft Build

Com o tempo, você encontrará um “hello_2.10_amd64.snap” na lista de missões.

Testando o Snap Bundle

Para verificar se o seu acordo de pacote instantâneo está funcionando ou não, execute o próximo comando:

sudo snap set up  --devmode hello_2.10_amd64.snap

O --devmodesinalizador informa snapque você simplesmente deseja configurar o snap in devmode, o que é benéfico para testar funções.

Snapcraft Instalar Snap

Em seguida, execute o próximo comando para executar seu software hello-world.

Você notará a próxima saída, o que significa que seu snap hello-world está funcionando conforme o esperado.

Snapcraft Execute seu aplicativo Hello World

Para ver o modelo do seu software hello-world, execute o próximo comando.

Versão do aplicativo Snapcraft Hello World

Se você encontrar uma dificuldade ao testar o snap, obtenha mais informações usando o --debugsinalizador e executando o próximo comando.

Depuração do Snapcraft

Perguntas Solicitadas Incessantemente

O Snapcraft está protegido?

Completamente! Snapcraft é o instrumento oficial para a construção de snaps. É desenvolvido e mantido pela Canonical, a empresa por trás do Ubuntu. O relaxamento garantiu que o Snapcraft é protegido e confiável.

O Snap é como o Docker?

Claro e não. Snap e Docker são ciências aplicadas a contêineres, mas têm funções completamente diferentes. Considere o Snap como um formato de empacotamento para o seu software e o Docker como uma configuração de tempo de execução para o seu software. Você pode configurar o WordPress com Nginx e PHP em um contêiner Docker usando as imagens oficiais do WordPress e Nginx, mas não pode criar um pacote Snap para o seu site WordPress.

O snap é maior que o apt ou o apt-get?

Ele depende. Cada técnica tem suas próprias vantagens e desvantagens. Apt e apt-get é o supervisor de pacote normal para distribuições Linux baseadas em Debian. Já existe há muito tempo e pode ser muito estável, mas tem apenas algumas desvantagens. Por exemplo, o apt não suporta controle de versão e reversão. O Snap, alternativamente, suporta cada versão e reversão. Portanto, se você deseja experimentar novas variações do seu software, o Snap é o melhor caminho a percorrer. No entanto, se você precisar de um sistema estável, apt e apt-get é a seleção mais alta.

By Admin Lima

Ah, o Livro da Tribo! O que dizer desse site maravilhoso que mal conheço e já considero pacas? Vamos lá, vou contar um pouquinho sobre a sua história e o que o torna tão especial! O Livro da Tribo nasceu em meados de 2010, quando um grupo de amigos nerds, aficionados por tecnologia e cultura pop, decidiram criar um espaço virtual para compartilhar suas paixões e ideias com o mundo. Eles queriam criar um site que fosse ao mesmo tempo informativo e descontraído, sem perder o tom leve e divertido que tanto os caracterizava. E assim nasceu o Livro da Tribo! Desde então, o site vem conquistando um público fiel e engajado, que adora ler as dicas, resenhas e artigos sobre os mais variados temas: tecnologia, cinema, séries, livros, games, música, culinária e tudo mais que possa interessar a um nerd moderno. E o melhor de tudo é que, mesmo tratando de assuntos sérios, o Livro da Tribo nunca perde o bom humor e a irreverência, o que torna a leitura ainda mais prazerosa. Mas não se engane: por trás da aparência despretensiosa, o Livro da Tribo é um site extremamente bem estruturado e profissional, que investe em conteúdo de qualidade e em tecnologia de ponta. Aliás, é por isso que ele é um dos principais canais de referência para quem quer ficar por dentro das últimas novidades do mundo nerd. E, claro, também é uma ótima fonte de entretenimento e diversão. Enfim, se você ainda não conhece o Livro da Tribo, está perdendo tempo! Acesse agora mesmo e divirta-se com as dicas, as curiosidades e os debates mais interessantes da internet. E se já é fã do site, continue acompanhando e apoiando essa tribo de nerds que está sempre disposta a compartilhar suas ideias e paixões com o mundo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *