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Entrevista com Husain Rizvi ’22, fundador do programa de verão para jovens Video Games for Justice
As citações são editadas uniformemente. A entrevista aconteceu em julho de 2021.
Embora muitas pessoas critiquem os videogames relacionados à violência, o fundador dos videogames pela justiçaO programa de verão para jovens Husain Rizvi ’22 acredita que este não é o lugar onde devemos focar nossa atenção. “Acho que muitas pessoas devoram muitos conteúdos violentos todos os dias, mas é preciso um certo conjunto de condições para fazer uma pessoa agir sobre questões violentas.” Em vez disso, Rizvi ressalta o lado sombrio da indústria de jogos: “Muitos estúdios de jogos são basicamente como fraternidades com esteróides, onde são realmente centrados nos homens. Eles supõem que estão atendendo a um jogador cis hétero branco e, para refletir isso, os próprios estúdios praticamente se transformam nisso. Torna-se perigoso para pessoas de sombra e meninas e não-binários de nós, com muitos casos de assédio sexual ocorrendo no comércio de jogos, como em [ Jogos da Riot ].”
Rizvi acredita que os produtos criados refletem essa tradição de trabalho venenosa. “Muitos videogames têm representações preconceituosas de pessoas mais velhas. Na verdade, você não vê personagens de jogos on-line negros ou marrons e, se vê, eles são basicamente mafiosos – imagine Grand Theft Auto. Além disso, Rizvi destaca que muitos videogames promovem o colonialismo, já que “dependem da conquista de um novo lugar com muitas fontes”.
Essa frustração com a atmosfera corrompida e insegura do estúdio de recreação motivou Rizvi a criar videogames para a justiça . Com sede em 2020, o programa de verão ensina aos alunos do ensino médio do espaço de Boston as regras da sombra de design de recreação e arte digital, ao mesmo tempo em que oferece compensação financeira para os alunos. Este sistema visa enfatizar como o cuidado coletivo e a justiça social são fundamentais para a criação de estúdios de arte seguros e centrados na justiça.
O currículo de Rizvi foi parcialmente impressionado por uma categoria que eles cursaram no MIT, “Videogames e Justiça Social”, ministrada por Scot Osterweil. “Lembro-me desta vez de onde ele me deixou faltar às aulas para o protesto de Henry Kissinger em 2019 realizado no campus, e vou respeitá-lo para sempre por isso … [sobre as aulas, Osterweil] chamou de fora e analisou os jogos o lugar, mesmo quando estão tentando fazer questões de justiça social, muitos desses videogames são produzidos por indivíduos brancos que inadvertidamente afirmam mensagens racistas, mesmo quando são bem-intencionados.
Videogames for Justice culmina com equipes de alunos compartilhando os videogames que criaram. Durante a sessão de 2020, um grupo concebeu uma recriação sobre o pipeline escola-prisão, iluminando como as faculdades são projetadas estruturalmente de maneira que se assemelham a uma prisão. “Foi realmente tão fascinante devido a algumas dessas questões que eu nunca havia considerado antes. Para esta recreação, você fez seleções como, você vai ter sinos tocando para indicar quando a aula acabou? Você pode escolher certo ou não, e se você selecionar certo, ele lhe dará um breve esclarecimento sobre como isso se parece com o funcionamento das prisões, como como os sinos são usados para regular o movimento das pessoas dentro das prisões… velhos fazendo esta recreação. Eles são maravilhosos.
Ao longo do programa de 2021, os funcionários também fizeram seu próprio jogo, abordando a fetichização e o racismo no namoro. “Fizemos uma jam rápida de recreação para ver o que faríamos em seis horas e convidamos os jovens para fazer a voz para ela. … Existem vários perfis diferentes no aplicativo de namoro esportivo, onde uma pessoa pode ver como cada perfil reage de uma maneira diferente. Quando você interpreta um homem cisgênero branco, nada realmente lhe ocorre, mas jogar como uma mulher trans parda ou uma mulher negra não-binária, suas experiências são totalmente diferentes.
Como o pai fundador deste sistema, Rizvi co-escreveu todo o currículo ao lado de seu colega aluno do MIT, Greg Peterson ’22, enquanto gerenciava uma carga horária completa. Mais tarde, coube a Rizvi buscar cada financiamento e funcionários. “A contratação de funcionários foi provavelmente a parte mais assustadora deste processo, muito mais do que usar para a concessão, porque eu queria basicamente bancar o chefe, contratando pessoas que tinham a minha idade. Simplesmente parecia tão bizarro.
Após uma busca bem-sucedida de funcionários, a sessão digital de verão 2021 começou com 4 horas de programação diária por meio do Zoom. O conteúdo instrucional consistia em discussões sobre um assunto de justiça social, um tutorial de design de recreação ou estudos sobre a interseção entre esses dois campos. “Um tutorial é onde estamos estudando um pedaço de software, como o Unity. A peça sobre videogames e justiça social pode muito bem ser a interseção de videogames e racismo; percebemos como outros videogames podem perpetuar isso e como podemos criar um jogo que realmente funcione para desmantelar o racismo.
“[Fazer um jogo para a justiça social] é muito mais do que simplesmente exibir uma imagem de uma pessoa tendo que fazer escolhas em sua vida e dizer como sua vida é exaustiva, porque isso é simplesmente manter uma imagem do que significa ser um indivíduo negro ou pardo em vez de permitir mais ilustração ou energia. Não quero um rosto moreno em um jogo que não tenha gente morena por trás. Eu preciso escrever essa recreação.
Embora Rizvi não tenha crescido jogando videogames com frequência, nem tinha ideia de que fundaria um programa de verão durante seu tempo no MIT, eles centraram suas atividades no campus na justiça social desde o início. -ir. Foi a experiência deles em um programa transformador para jovens durante o ensino médio que impressionou tanto pela organização em nível comunitário. Quando Rizvi tinha 17 anos, eles começaram a se interessar por um programa de verão no The Metropolis College que visa capacitar os jovens a se tornarem líderes eficazes para a justiça social.
Ao fazer a transição de um corpo docente de um centro público para um colégio não público e mais branco, Rizvi foi confrontado com muito racismo de seus amigos. “Parte da minha radicalização veio de um ponto de sobrevivência naquela área porque eu queria lutar por mim mesmo; Porque, caso contrário, tenho que imaginar todas essas coisas que essas pessoas racistas da minha escola têm me contado. Foi um dos muitos estudantes universitários da sombra que estava lidando com desafios semelhantes que aconselhou Rizvi sobre o The Metropolis College.
“O Metropolis College me ajudou a entender mais sobre a rodada de enquadramento não apenas o que significa experimentar essas microagressões, mas como se estabelecer especificamente como um indivíduo do sul da Ásia, como se posicionar contra a anti-negritude e com multi- organização racial nos pensamentos. Como você se lembra de não estar apenas lutando por seus direitos, mas também pelos direitos de outras pessoas negras e pardas? Rizvi diz que esse sistema também enfatizou a capacidade que os jovens precisam de compartilhar pontos de vista valiosos que geralmente não são ouvidos.
Rizvi ingressou na faculdade desejando descobrir a capacidade de justiça social em uma faculdade técnica como o MIT. Como calouro, Rizvi se juntou a uma infinidade de equipes de defesa de alunos, onde conheceu muitas pessoas que tinham visões semelhantes voltadas para a justiça para o Instituto. No entanto, “quanto mais interagi com a equipe do MIT, mais percebi que todas as melhores pessoas do MIT são basicamente aquelas com menos energia. Lembro que costumava servir para protestar e me posicionar contra Subramanian Swamy, um islamofóbico e homofóbico orador de direita que veio da Índia para o MIT. Nos reunimos com a administração, o que meio que destruiu minha esperança de mudança no MIT. … Não consigo pensar na audácia que tive quando calouro. [Para o administrador] eu costumava ser tipo, ‘eu’ Vou aprender algumas de suas citações e então você pode me dizer se quer que isso esteja no campus ou não.’ O [orador convidado citado] mencionou questões horríveis.” De acordo com Rizvi, o governo ouviu isso e reconheceu os horrores dessas declarações, mas concluiu que “pelo menos as pessoas vão entender o quão perigoso ele é”.
“Na verdade, demorei um minuto. Eu os avisei que não deixaria ninguém na América saber quem ele é do que apoiar o trabalho que ele está fazendo na Índia, basicamente contribuindo para a violência brutal contra os muçulmanos e a intensa homofobia na Índia. [O administrador] não tinha nada a dizer como resultado do que você está dizendo sobre isso? Saímos daquela assembléia sabendo que nada iria acontecer.”
Rizvi ficou exasperado com o trabalho deles no MIT. Apesar da labuta infinita, havia pouca produção. “Depois do segundo ano, 12 meses, eu estava tipo, você entende o quê? Na verdade, não preciso fazer coisas no MIT. Farei coisas com meu grupo e usarei as fontes do MIT e tentarei redistribuí-las.” E foi exatamente isso que Rizvi conseguiu por meio de Videogames for Justice.
Ao refletir sobre a missão do Video Games for Justice de cuidado coletivo, Rizvi coloca a questão: “Como a maioria das pessoas leva em consideração o cuidado com relação a si mesmas? É tipicamente enquadrado como autocuidado. O que posso fazer por mim ? Eu posso assistir a um filme. Eu posso binge um presente. Posso comer algo realmente bom – todas essas ações individuais. Mas o que as pessoas não vão notar é que não sou o único responsável por meus cuidados. Há um grupo de indivíduos que podem se dedicar a cuidar de mim, e eu me dedico a cuidar deles. O cuidado coletivo é o conceito de que quando alguém se sente negligenciado, prejudicado ou tem problemas acontecendo, você não está lidando com isso sozinho. Vamos lidar com isso juntos como um grupo, para que não nos sintamos sozinhos e isolados.
Quanto ao caminho a seguir para Games for Justice, Rizvi afirma: “Eu realmente sinto que estou neste nível onde estou realmente orgulhoso de fechar o capítulo de Games for Justice agora e fazer outros trabalhos para aprofundar minha organização experiência dentro de Boston. Se eu quiser revisitar mais cedo ou mais tarde, com certeza irei, mas por enquanto preciso transcender minha experiência em programação de verão.
“Eu costumava ficar com medo inicialmente, e se isso não continuasse para sempre? No entanto, não precisaria. Ele só tem a oferecer às pessoas uma grande experiência enquanto está vivo.”
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Rizvi agradece ao The Metropolis College e ao professor Dana Cunningham por ajudar a tornar os videogames para a justiça uma realidade. “Sem nós dois, eu nem mesmo entendo como estaria aqui ou o que estaria fazendo agora. Eles são meus principais de nós. Eles são a minha linha de fundo.”